Ontem, dia 23 de abril, foi comemorado o Dia Mundial do Livro, e resolvi inaugurar as postagens do meu blog com uma reflexão importante: Nossos alunos estão lendo pouco e, com isso, estão perdendo ou deixando de desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação de texto.
A geração atual mudou, as tecnologias trouxeram uma nova forma de interagir com o mundo e com as pessoas. Novas maneiras de buscar satisfação, diversão, prazer e passar o tempo. Com tanta informação, os livros ficaram obsoletos. Ao perguntar aos alunos, se gostam de ler, sempre ouço que ler é “chato” ou “entediante”. Mas devemos aceitar que eles não querem, e ponto final? Devemos parar de incentivar, porque essa geração não gosta de ler?
Em minhas aulas, ao discutir assuntos relevantes, ao realizar tarefas onde o aluno precise expor sua opinião ou escrever sobre um tema, observo que eles estão sem repertório, estão perdendo aos poucos o senso crítico ou estão deixando de construí-lo. Eu, como professora, me sinto incomodada e, mais que isso, sinto que preciso fazer algo a respeito.
Por isso, resolvi que, a partir de agora, vou incentivar a leitura nas minhas aulas de Ciências, sim! Vou trazer um momento de leitura, onde eles deverão ler textos ou reportagens que estejam relacionados ao tema da aula. E depois disso, vou debater questões para incentivar o pensamento crítico e a interpretação de texto.
Se você também julga importante trabalhar a leitura em suas aulas de Ciências, estou deixando abaixo um arquivo com alguns títulos de livros que podemos usar nas aulas de Ciências, além de sugestões de como incentivar a leitura em suas aulas. É gratuito!
Incentivando a leitura nas aulas de CIências (1)