Hoje, dia 25 de abril, comemoramos o Dia do DNA. Neste mesmo dia, em 1953, foi anunciada a descoberta da estrutura do DNA em formato de dupla hélice.
Para trabalhar essa data ou conteúdos relacionados ao DNA em suas aulas de Ciências, de forma criativa e lúdica, trouxe hoje três sugestões de atividades. Elas vão ajudar a desenvolver essa temática de forma encantadora. Tenho certeza de que seus alunos vão amar.
A primeira atividade é a extração do DNA da banana ou do morango. Essa prática experimental utiliza materiais acessíveis e de baixo custo. Nela, a molécula do DNA da fruta é isolada e conseguimos visualizá-la em sala de aula, sem necessidade de microscópio. O mais legal dessa atividade é que conseguimos realizá-la mesmo sem laboratório de Ciências na escola e usando poucos recursos. Muito democrática, não é? Viva a Ciência!
A segunda sugestão é uma prática super lúdica e literalmente deliciosa: a representação da estrutura do DNA com balas. Nessa atividade, utilizamos balas do tipo jujuba e Fini para representar as bases nitrogenadas do DNA e palitos de dente para representar as ligações de hidrogênio. Prendemos as balas ao palito, ligamos as duas fitas e pronto, temos uma estrutura de DNA comestível. Já realizei essa prática e meus alunos amaram.

Você pode ir além e fazer também uma fita única, para diferenciar o DNA e o RNA. Ainda não fiz assim, mas pode dar certo também.
E a terceira, mas não menos importante, é uma atividade de pesquisa para conhecer a biografia da cientista Rosalind Franklin.
Rosalind foi quem descobriu a estrutura do DNA, porém, na época, não recebeu créditos pela pesquisa. Outros cientistas receberam os créditos em seu lugar, além de um prêmio Nobel de Medicina por descobrirem a estrutura de dupla hélice do DNA. Mas na verdade, essa foi uma descoberta de Franklin. Somente anos depois, Rosalind teve seu papel reconhecido nessa importante descoberta. Por isso, pesquisar sobre essa cientista genial é tão importante, uma forma de honrar e valorizar seu trabalho.
Talvez você esteja se perguntando: em que contexto posso utilizar essas práticas? Vou te deixar algumas sugestões:
- Ao trabalhar a estrutura do DNA, nas suas aulas com o 9º ano;
- Ao trabalhar questões relacionadas à biotecnologia;
- Ao realizar sua feira de Ciências;
- Ao trabalhar o Dia Internacional da Mulher ou Dia das Meninas e Mulheres na Ciência;
- Na disciplina de práticas experimentais. Bom, como você pode ver, são muitas possibilidades!
Pensa que acabou? Claro que não! Preparei essas atividades em PDF e você pode baixar gratuitamente e usá-las em suas aulas de Ciências. Nos PDFs, você vai encontrar os materiais necessários para realizar essas práticas, o passo a passo para fazer em suas aulas e também um pequeno relatório, na forma de atividade, para seus alunos preencherem. É só clicar aqui e baixar. Não deixe de me seguir e me marcar lá no meu perfil do Instagram @clarissanevesprof quando fizer. Vou amar saber!
Deixe aqui seu comentário: o que você achou desse post? Já realizou essas práticas em suas aulas de Ciências? Compartilhe nos comentários sua experiência, para ajudar outros professores!